QUAY | Tecnologia para Inovar

13
set2013

Seminário de Gestão de P&D


A QUAY marcou presença no Seminário de Gestão de P&D realizado pela P&D Brasil em 05/09/13 na capital Porto Alegre. O evento discutiu a importância da Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento para as empresas brasileiras.
 
O segredo para criar produtos de alto valor tecnológico, e portanto inovadores, é saber fazer Pesquisa e Desenvolvimento de forma eficiente. Para as empresas que investem em P&D e conseguem transformar seu conhecimento em inovação, o futuro é promissor. São elas que conseguirão manter-se competitivas e colher os melhores resultados no seu setor.
 
 

O evento contou com a presença de líderes de P&D brasileiros, que apresentaram suas experiências e desafios, suas trajetórias e estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento para a expansão dos negócios.

Palestrantes - O seminário trouxe palestras do Presidente da P&D Brasil, Luiz Francisco Gerbase, do Diretor da Área de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Fernando Ranieri, do Gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras, Francisco Pais, do Gerente Setorial do Departamento de Indústrias da DETIC/BNDES, Ricardo Rivera e o do Chefe do Departamento de Tecnologias da Informação e Serviços da FINEP, André Nunes. Os temas abordados, não focaram apenas na Gestão de P&D, mas também em linhas de financiamento e subvenção para inovação, além de oportunidades de apoio para a indústria de base tecnológica nacional.
 
P&D Brasil - A P&D Brasil, associação das empresas de base tecnológica nacional, foi criada em 2012 por empresas do setor eletroeletrônico que possuem seu ciclo de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizado inteiramente em território nacional. Sua constituição foi motivada pela necessidade urgente de reduzir a dependência tecnológica e o déficit comercial de bens com alta tecnologia, bem como fomentar e subsidiar o governo na construção de políticas de estímulo aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento - P&D, inovação para domínio tecnológico no país.
 
Troféu P&D - A P&D Brasil aproveitou a oportunidade do evento para instituir o Troféu P&D Brasil de Reconhecimento pela Contribuição ao Desenvolvimento Tecnológico do País. Nesta primeira edição do prêmio, os agraciados foram a Embraer (como empresa brasileira de destaque mundial em desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas), a Petrobras (pela liderança mundial em desenvolvimento de tecnologias do petróleo e o seu apoio à cadeia de fornecedores com base tecnológica brasileira) e a Secretaria de Telecomunicação do Ministério das Comunicações pela efetividade na construção de políticas públicas de promoção do desenvolvimento tecnológico do Brasil.
 
Autoridades de governo - O evento contou com a presença dos representantes do governo federal, BNDES, Superintendente da Área Industrial, Maurício Neves, Assessor da Presidência, Carlos Azen, engenheiros  Ingrid Teixeira e Wellington Barros, FINEP, Assessor da Presidência e Cooperação Internacional, Alexandre Barragat, Ministério das Comunicações, Diretor do Departamento de Ciência, Industria e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, da Telebras, Diretor Técnico, Paulo Kapp, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Coordenador da SEPIN - Secretaria de Política de Informática, Hamilton Mendes, Coordenador de Administração da SEPIN, Francisco Silveira.
 
31
mai2012

Distrito de Inovação é lançado em Itajaí


Quando vislumbramos a fundação da QUAY, pensamos que um dos fatores primordiais para nosso sucesso, seria o lugar que escolheríamos para abrir a sede da empresa. Depois de atuarmos em tantos estados brasileiros, passando por centros importantes como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, consideramos trazer nossas competências para uma cidade que está aberta para o futuro e que tem vocação para se destacar no cenário estadual e nacional, com investimentos intensos em infra-estrutura e com a qualidade de vida que tanto queremos para nossas famílias. 

Itajaí é uma cidade rica e acolhedora, e agora, com novos empreendimentos, onde a inovação tecnológica será a tônica dos anos vindouros. A QUAY apoia e acredita que Itajaí será um Distrito de Inovação de destaque! Bem vindo futuro!



Notícia retirada do site da ACATE

O primeiro dos doze Distritos de Inovação foi lançado dia 21 de maio de 2012, em Itajaí. "Este é um projeto onde se pretende construir empreendimentos de classe mundial. Não há espaço para ser mais ou menos", enfatizou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Com uma área de 2,3 milhões de metros quadrados, o Distrito de Inovação de Itajaí estará localizado a oito quilômetros do centro da cidade. Ele será implantado seguindo conceitos de novo urbano e de sustentabilidade, oferecendo trabalho, moradia, estudo e lazer em um mesmo ambiente. "Esta iniciativa coloca Santa Catarina na fronteira de novos desafios", declarou o senador Luiz Henrique da Silveira. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, é a oportunidade que o município precisava para vislumbrar o futuro. "Acreditamos tanto em Itajaí que convencemos os outros a acreditarem e investirem aqui também", argumentou.



O empreendimento, que terá parceria com a iniciativa privada para financiamento de projetos, dará prioridade também à acessibilidade e mobilidade urbana, planejado para uma convivência respeitosa entre pedestres, automóveis, bicicletas e meios alternativos de locomoção, priorizando as pessoas. "Podemos oferecer aos investidores este endereço, que antes não tínhamos", comemorou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. Ele disse que está otimista, apesar do momento delicado que a cidade está passando em função da aprovação da Resolução 13 do Senado, que unificou o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Hoje Itajaí encontra aquilo que procurava há muito tempo: diversificação da nossa economia. Queremos uma economia sólida, com empresas limpas que gerem empregos de qualidade e movimentem nosso comércio", falou.

Em Itajaí o polo terá infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), incubadora de empresas, centro de pesquisa, complexo destinado aos prestadores de serviços, salas de aula e laboratórios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e residência social. Está previsto também espaço para empresas de segmentos como náutico, fármacos e biofármacos, além da instalação da sede regional do Inova@SC, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). "Em Itajaí vamos escrever a história de um Estado preparado para se reinventar", salientou Bornhausen.

De acordo com o diretor do Inova@SC, Luis Antonio de Oliveira, o projeto nasceu de um plano maior, que levará Santa Catarina ao Estado máximo de inovação. "Na construção dos Distritos de Inovação, podemos atestar que o Estado vive um novo momento", falou. A previsão é que o projeto seja implantado também em Joinville, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, São Bento do Sul, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma e Florianópolis.

Fonte: ACATE  Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia
17
nov2010

QUAY marca presença no "The Developers Conference 2010"


Palestras | Quay


Aqui na QUAY respiramos tecnologia, todos sempre estão antenados e ávidos por novidades e informação.

A QUAY apóia e incentiva seus funcionários a buscarem conhecimento e a crescerem pessoal e profissionalmente. É por isso que eventos como o TDC2010 sempre são destino certo para nós.

Nos dias 06 e 07 de novembro estivemos no “The Developers Conference 2010” em Florianópolis-SC.

O Evento foi um grande encontro entre amigos, profissionais, comunidades e empresas, embora o céu azul e o calor convidassem-nos para um final de semana na praia, optamos por ficar confinados na UNISUL, fazendo algo que também gostamos muito: estudando e evoluindo!  

Foram mais de 500 participantes, interessados em tecnologia e nas 42 palestras divididas em 6 trilhas: Java, .NET, Web, Agile e 2 trilhas Stadium (assuntos diversos da área de TI).

Palestras | Quay


As trilhas de tecnologia específica discutiram as ultimas tendências, ferramentas e técnicas para desenvolvimento de sistemas. Os participantes puderam conhecer melhor as novidades de cada tecnologia e como aplicá-las no seu dia-a-dia de trabalho.

Palestras | Quay

As trilhas Stadium apresentaram assuntos mais genéricos da área de desenvolvimento de software como testes, documentação, produtividade, etc. Essas trilhas também tiveram foco nas novidades mais recentes da TI como HTML5, CSS5, desenvolvimento para iPad, etc.

Palestras | Quay

 
Na trilha .NET nós deliramos, praticamente ficamos paralisados lá na primeira fila, conectados em paletras muito interessantes como "Entity Framework e ASP.NET 4.0" com Renato Haddad, "Sharepoint 2010" com Fabian Gehrke, "Escalando aplicações Silverlight" com André Carlucci, "O que muda com o ASP.NET MVC 3 Beta" com Vitor Cavalcante e "Team Build e a Plataforma .NET" com Ricardo Serradas.

Todos os assuntos são novidade no universo .NET e os palestrantes são referência nas tecnologias que apresentaram, ou seja, aprendizado de altíssimo nível para todos´, principalmente para nós da QUAY, que temos onde aplicar estes conhecimentos imediatamente!

Palestras | Quay

 
A trilha Agile discutiu as práticas e métodos para gerenciamento do ciclo de vida de uma aplicação, como por exemplo: SCRUM, levantamento de requisitos ágeis, coaching, cultura e democracia corporativa.

Os assuntos desta trilha quase sempre tenderam para discussões sobre o relacionamento entre profissionais desenvolvedores e empresa na qual atuam, foi muito discutido também sobre quais são as melhores maneiras para se gerir um projeto de software.

Ótimas discussões e reflexões, afinal, nós desenvolvedores não nos preocupamos apenas com código-fonte, mas também em melhorar nossa produtividade.

Foi um final de semana intenso, onde fomos bombardeados com muita informação de qualidade!

No domingo à tarde, voltando pra casa e vendo o sol se pôr na bela paisagem de Florianópolis, pensei - Trocamos um final de semana de praia por um final de semana de estudo, nossa, valeu muito a pena!

É Floripa, as praias e a descontração ficam para a próxima...

Palestras | Quay

06
out2010

IV Fórum de Inovação Tecnológica da SUCESU-SC


Nos dias 02 e 03 de setembro de 2010 a QUAY participou do IV Fórum de Inovação Tecnológica da SUCESU-SC, sob a ótica “O que leva as empresas à Inovação”. Nesta edição, a programação abordou uma variedade de temas de vanguarda, inovando inclusive na diversidade e riqueza dos assuntos apresentados pelos palestrantes, além do minicurso especialmente orientado à Inteligência Competitiva, parte essencial de uma estratégia de inovação eficiente e duradoura.

Quay Evento SUCESU-SC

A abertura do evento contou com a presença do Presidente da SUCESU-SC, Carlos Eduardo Nascimento (@carloseduardon), e Aline França de Abreu, Ph.D do IGTI/UFSC e coordenadora do evento, que apresentaram os principais motivadores e objetivos desta iniciativa, todos relacionados à sensibilização, conscientização e mobilização de empresas, seus dirigentes e equipe técnica para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade.

Quay Evento SUCESU-SC
Abertura do IV Fórum de Inovação Tecnológica da SUCESU-SC
conduzida por Aline França de Abreu do IGTI/UFSC.

Na sequencia, o VP de Pesquisa da Gartner do Brasil e Especialista em Governança, Sourcing e Estrutura Organizacional, Cassio Dreyfuss, apresentou uma visão ampla das tendências e oportunidades que o avanço da tecnologia pode propiciar e os aspectos mundiais para a Gestão da Inovação e a dinâmica dos processos inseridas nas empresas e organizações em sua palestra “Inovação Tecnológica – Imperativo dos Negócios, Desafio Organizacional”.

Quay Evento SUCESU-SC
Cassio Dreyfuss, no IV Fórum de Inovação Tecnológica da SUCESU-SC,
apresentando as tecnologias mapeadas pelo Gartner
como responsáveis por levar os negócios em TI à inovação.

O ápice da conversa com Dreyfuss foi, sem dúvida, a visão do Gartner para as dez tecnologias consideradas estratégicas para 2010 (Top 10 Strategic Technologies for 2010), e como as empresas e organizações devem e podem se preparar para adotá-las em seus modelos de negócio, proporcionando uma rápida visita ao futuro de oportunidades para inovação em Tecnologia da Informação (TI) que vem se desenhando no mercado.

Definitivamente, o Cloud Computing, ou no bom português – a computação na nuvem, é apontado como a grande vertente dos negócios de TI para os próximos anos, servindo de guarda-chuva direto para outras tecnologias relacionadas, tais como Client Computing, Social Computing, Security Activity Monitoring e Virtualization for Availability, impondo os grandes desafios para os negócios em TI daqui para frente.

Além disso, o avanço e amadurecimento do Cloud Computing deverá impulsionar o modelo SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) e a convergência dos sistemas e processos de TI para a nuvem, levando as empresas e organizações a repensar suas estratégias de atuação, de orçamento e de capacitação. Trata-se de um novo paradigma para os CIOs, uma vez que a TI deverá se apresentar cada vez mais pró-ativa e aliada estratégica junto as áreas de negócio, antecipando soluções e desbravando tendências rumo a inovação, e deixando, definitivamente, de ser um departamento de operacionalização dos objetivos e metas corporativas.

Quay Evento SUCESU-SC

Relação das dez tecnologias consideradas estratégicas em 2010 pelo Gartner,
e as quais deverão nortear o futuro dos investimentos em TI nos próximos anos.

Quay Evento SUCESU-SC
Cloud Computing: a principal tendência tecnológica apontada pelo Gartner em 2010
e apresentada pelo seu VP de Pesquisa, Carlos Dreyfuss.

Outros temas abrilhantaram o evento, com palestras tais como a “Bioeletrônica: Um desafio multidisciplinar”, apresentada pela Janice Koepp do Intelab UFSC, a qual despertou um olhar para a necessidade de estímulo às interações entre profissionais de diferentes competências no sentido de colaborarem na conquista dos desafios tecnológicos em torno de uma inovação abrangente e complexa na área da saúde, ou ainda, o case “Tecnologia Inovadora no Futebol: FutebolCard”, da catarinense Outplan, exposto num formato bastante irreverente, apaixonado e muito descontraído por um de seus sócios e idealizadores, Rodrigo Luis Koerich Calomeno.

 

Quay Evento SUCESU-SC
Janice Koepp, do Intelab UFSC, compartilhando suas experiências
e desafios multidisciplinares na gestão de um projeto de inovação em biotecnologia.

Quay Evento SUCESU-SC Outplan
Rodrigo Calomeno, da Outplan, dividindo um pouco do caminho percorrido
para a transformação de um sonho em um case de inovação o futebol à TI.

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais não ficaram de fora dos assuntos abordados durante o IV Fórum de Inovação Tecnológica da SUCESU-SC e o ponto alto desta temática foi a presença da Carolina Lima (@CadyWitter) e a apresentação de seu estudo “Como acabar com sua #empresa em apenas 140 caracteres”, enfocando o que as organizações não devem fazer em sua comunicação no Twitter.

Quay Evento SUCESU-SC
Carolina Lima, do Senac TI, dividindo suas descobertas e experiências
na utilização de mídias sociais para as empresas e organizações.

Quay Evento SUCESU-SC
Detalhe do processo sugerido pela @CadyWitter
para criação de um perfil empresarial eficiente e evolutivo no Twitter.

A oportunidade de participar e compartilhar conhecimentos num evento desta natureza, sem dúvida, insere a QUAY num universo de colaboração e troca de informação essenciais para a promoção e desenvolvimento do nosso ambiente de inovação.

O IV Fórum de Inovação Tecnológica da SUCESU-SC foi um evento excelente, e confirmou o alinhamento da QUAY com as principais tendências apontadas pelo mercado, reforçando nosso compromisso em oferecer aos nossos clientes tudo o que há de mais atual e consistente no setor de tecnologia da informação, seja em projetos de portais, sistemas web ou redes sociais temáticas.

O evento, realizado no auditório da CIASC – Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, foi uma promoção da SUCESU-SC – Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina e do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina – IGTI/UFSC com o patrocínio da FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina.